ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Escolha do livro didático(24/06/2010)

Maria Fernandes Rodrigues (Coordenadoras do SI-manhã)

Professores e diretores das escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental conheçam os livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, realizada sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC. Agora, é tarefa da escola – professores / equipe pedagógica – a análise das resenhas para a escolha dos livros mais adequados a serem utilizados a partir de 2010.
Na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Luiza da Costa Rêgo essa escolha foi feita no dia 24 /06/2010, quando professores do Ensino Fundamental se reuniram na escola para escolheres os livros didáticos

Para o próximo ano letivo.
Devem ser escolhidas duas obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível comprar a primeira opção, o FNDE enviará à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da 2ª opção deve ser tão criteriosa, como a primeira. No Guia – volume Apresentação – encontram-se orientações detalhadas para realização das ações referente à escolha das coleções. A leitura atenta desse volume poderá contribuir para uma escolha consciente e consistente.


O livro didático é um importante material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, pois contribui, ao mesmo tempo, para o trabalho do professor e para o estudo do aluno. Embora a prática pedagógica do professor envolva diversas dimensões, como sua pesquisa constante para o aprimoramento de seu trabalho em sala de aula, um livro didático com textos adequados, ilustrações pertinentes e informações atualizadas auxilia no planejamento de ensino. Para que suas possibilidades sejam aproveitadas ao máximo, o livro didático deve estar adequado às necessidades da escola, do aluno e do professor. Portanto, sua escolha deve ser pautada, entre outros fatores, no projeto político-pedagógico da escola, na realidade sociocultural em que a escola está inserida e nas experiências prévias dos professores com títulos anteriores.

O Guia do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2010 traz mudanças importantes. A Lei Nº 11. 274, de 6 de fevereiro de 2006, ao estabelecer a implantação do ensino fundamental de 9 anos, exigiu uma readequação do PNLD aos objetivos desse novo ensino fundamental.


Para atender às características do ensino fundamental de 9 anos, o MEC optou por reorganizar as coleções didáticas em dois grandes grupos que se complementam: o primeiro grupo, voltado para os dois primeiros anos de escolaridade, reúne as coleções didáticas para as áreas de letramento e alfabetização lingüística e alfabetização matemática; o segundo, reúne as coleções didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática para os 3º,4º e 5º anos e as coleções didáticas de Ciências, História e Geografia para os 2º,3º,4º e 5º anos. As implicações dessa reorganização do PNLD estão detalhadas no Guia e poderão auxiliar os professores a melhor aproveitar as resenhas para uma escolha bem fundamentada.