XV FEIRA PAN AMAZÕNICA DO LIVRO 2011

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Atenção
Professores, alunos, seguidores blog e comunidade virtualizada do Maria Luiza da Costa Rêgo a XV Feira Pan Amazônica do Livro tem data marcada em Belém!

BELÉM - Os amantes do livro tem encontro marcado com a literatura em Belém. De 2 a 11 de setembro será realizada a XV Feira Pan Amazônica do Livro. Livreiros, expositores e representantes de editoras, entre outros profissionais ligados à difusão literária, participarão do evento no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
I CONCURSO DE REDAÇÃO

Rede Estadual promove 1º concurso Pan-Amazônico Seduc de redação

A participação dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino na Feira Pan-Amazônica do Livro terá um destaque a mais neste ano. Eles participarão do 1º concurso Pan-Amazônico Seduc de redação, que será promovido no próximo domingo (4), durante a programação da Secretaria de Estado de Educação no evento, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O período de inscrições do concurso será aberto nesta quarta-feira (31), no portal da Secretaria na internet.

O concurso, promovido pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), tem, entre outros objetivos, o de estimular as habilidade de leitura e escrita, e elevar a autoestima do estudante da Rede Pública. Serão disponibilizadas cem vagas para estudantes do ensino fundamental – da 6ª a 9ª série - e outras cem para os do ensino médio, matriculados em escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB). As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de setembro por professores de língua portuguesa ou redação.

A concurso será realizado de 10h30m às 13h30m para os alunos do ensino nédio e das 15h às 18h para os do fundamental. O tema da Redação será sorteado no próprio local de realização do concurso. As cinco melhores redações do Ensino Fundamental e as cinco do Ensino Médio, cujos critérios de seleção serão divulgados na ocasião de realização da prova, professores e estudantes serão contempladas com Certificado de Honra ao Mérito que serão entregues no dia 11 de setembro no estande da Seduc.
Maria Fernandes

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

terça-feira, 30 de agosto de 2011
 lindos recados e scraps para Orkut de Dia da Independência do Brasil - 7 de setembro!


SEMANA DA PÁTRIA



INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822?Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedroseguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

CHARLES CHAPLIN- FRASES DE UM GÊNIO