PROJETO CRIAÇÃO DE BLOGS

domingo, 7 de novembro de 2010

SEGUNDO PROJETO DESENVOLVIDO NA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MARIA LUIZA DA COSTA RÊGO -2010

PROJETO: CRIAÇÃO DE BLOGS

TÍTULO “BLOG: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM EM REDE”

USADO COMO:

I Concurso de blogs da Escola Maria Luiza da Costa Rêgo- 2010


1- ORGANIZADORA DO PROJETO:


Professora Maria Fernandes Rodrigues (coordenadora da sala de informática turno manhã e professora de Língua portuguesa turno da tarde)


2- PROFESSORESCOLABORADORES:

I. Clarice Santiago: Sala Informática turno da tarde;

II. Dilma do Socorro: (Disciplina Arte): Utilizando os blogs para a realização de suas atividades de classe ( Publicidade);

III. Maria Fernandes Rodrigues (Língua portuguesa): Utilizando os blogs para realização de suas atividades de classe (Lendas Paraenses)


3- OFICINAS:


Aconteceram no turno da manhã sob orientação da professora Maria Fernandes em horários vagos e em horários agendados em parceria com professores das disciplinas Arte, Língua Portuguesa e geografia, matemática etc. No turno da tarde ocorreram nos horário das aulas da professora Maria Fernandes língua portuguesa (professora titular das turmas de 8ª série e Ensino Médio 2º e 3º ano -turno da tarde), e nos horários de aula da professora de arte. Nos horários vagos contamos com a colaboração da professora Clarice Santiago coordenadora da sala de Informática do turno da tarde. Quanto ao turno da noite nenhum aluno fez inscrição.


4- CARGA HORÁRIA:

I. Tivemos 20 encontros, totalizando 40horas/aulas presenciais;

.

5- PÚBLICO ALVO:

I. Alunos do Ensino Fundamental: 8ª série turno manhã e tarde;

II. Alunos do Ensino médio: Turno da manhã 1º, 2ºe 3ºano, e tarde.


6 - APRESETAÇÃO:

Está sendo desenvolvido na Escola Maria Luíza da Costa Rêgo no ambiente da Sala de Informática, o Projeto “Criação de blogs” cujo tema é Blog: Diário de aprendizagem na rede” o período de realização foi nos meses de setembro , outubro e encerrando no dia 16 de novembro deste ano (2010).Para que nosso trabalho tivesse uma dinâmica maior resolvemos dar um tom de concurso ao projeto, e isso foi muito bom, pois o espírito de competição acelerou as criações de blogs. O concurso foi estendido aos três turnos da escola manhã, tarde e noite para os alunos do Ensino Fundamental 8ª série e alunos do Ensino Médio (1,2º e 3º ano), porém só os alunos da manhã e tarde estão participando. Os candidatos fizeram suas inscrições para em seguida participarem das oficinas dos blogs e automaticamente os alunos inscritos já estavam concorrendo ao premio.

Este concurso é uma das ações que faz parte do conjunto de ações do projeto “Informática na Educação” “da professora Maria Fernandes Rodrigues coordenadora do Laboratório de informática turno da manhã, a serem desenvolvidas para implementar uma política contínua de uso pedagógico das tecnologias de comunicação e Interação na comunidade escolar Maria Luiza da Costa Rêgo- bairro Bengui.

O concurso de blogs é uma das ações incentivadas pelo CTAE e pelo NTE para fomentar e promover o uso dos computadores e das ferramentas disponíveis na web para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar.

Após um longo estudo sobre o uso dos blogs observamos que os mesmos podem ser usados pelos professores como mais um suporte à educação e de varias formas como: um diário pessoal ou coletivo, um jornal acadêmico, um espaço de reflexão e discussão dos estudantes, uma ponte para conectar conteúdos e escrita, uma ferramenta para estimular pesquisas.


7 - JUSTIFICATIVA:

A Construção de Blogs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem para todas as disciplinas. Pela criação de blogs os alunos podem pesquisar analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias digitais disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, links, fotos, gravuras... Construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos. É ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. O blog acaba sendo “a cara do aluno”. O uso da ferramenta, por fim, abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, aluno e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.

8 - OBJETIVO GERAL:

Promover o uso dos blogs como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informação na escola, enquanto ferramenta instigadora de interação e construção coletiva de conhecimento dentro, e fora do espaço escolar.

9 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I. Expor referencial teórico que solidifique o uso de blogs como recurso pedagógico;

II. Desenvolver pesquisas na Internet, com o objetivo de divulgar o resultado em blogs (diário virtual) criados pelos alunos;

III. Ampliar a aprendizagem das disciplinas de Língua portuguesa, Arte, geografia e outras;

IV. Inserir o uso dos blogs nas atividades pedagógicas para facilitar a realização de trabalhos de classes e projetos pedagógicos da escola;

( Maria Fernandes Rodrigues)


PREMIAÇÃO DOS MELHORES BLOGS

Dia: 16 de novembro de 2010
Hora: 9h 30min (turno da manhã)
Local: Auditório da escola
Todos os blogueiros estão convocados para esse grande dia!