ADOLESCENTES EM PERIGO!!

domingo, 1 de novembro de 2009

A GERAÇÃO DO @. COM

Hoje, podemos ver em nosso cotidiano, os reflexos desse avanço extraordinário que a tecnologia vem nos proporcionando ,como exemplo destacamos: a informação imediata de acontecimentos do outro lado do globo, entrar em contato,graças aos grandes meios de comunicação, com vários lugares do mundo. Telefones, televisões, aparelhos de fax, microcomputadores, websites , televisão a cabo e Internet , proliferam tão rapidamente o mundo moderno, e a cada dia que passa observa-se que aumentam, intensificam-se o entrelaçamento das redes de comunicações. Esta nova realidade que a tecnologia nos proporciona rompem com a idéia de próximo, tempo e espaço, ou seja suas fronteiras estão perdendo a sua relevância, isto significa que o mundo está em constante mutação graças ao advento da tecnologia. A Globalização se impõe, e uma das características fundamentais da mesma, é a rapidez com que ocorrem as trocas de informações entre os lugares. A expansão da Internet, vem provocando grandes transformações nas relações entre as pessoas.

Então , partindo desses pressupostos posso dizer que a geração de jovens que está hoje diante de nós é a geração”ciberespaço” – da televisão ,dos vídeos clipes,dos jogos de computador – uma geração com uma nova identidade, que baseia-se principalmente na fragmentação de informações, diante desse novo contexto, acho de fundamental importância construir atualmente um ensino que seja ligado a vida social dos jovens alunos ,incorporando ao processo de ensino aprendizagem a Tecnologia Educacional. Com relação as crianças , também me posiciono da seguinte forma, isolar , distanciar a criança do contato de jogos eletrônicos, computador e de outras mídias, não seria a solução para que as mesmas não viessem a se corromper com tais tecnologias, se agíssemos assim só estaríamos condenando essas criança e jovens ao mundo da alienação e impedindo-os de chegarem ao mundo do conhecimento que cresce assustadoramente.

Acredito que não é isolando-os que os mesmos se tornarão mais humanos e protegidos dos perigos virtuais, eles devem sim utilizar da melhor maneira possível esses recursos pedagógicos, mas de forma orientada, disciplinadas e com limites impostos pelas instituições- família e escola. Vivemos nos dias atuais ,rodeados de diversas tecnologias e que as mesmas já estão incorporadas ao nosso cotidiano, e muitas das vezes não nos damos conta disso, eu , particularmente, não conseguiria mais viver sem esses recursos e com certeza a maioria das pessoas concordariam comigo .

Lamento muito o que ocorreu com os três jovens que foram manchetes de jornais , esse fato só veio comprovar o que venho observando há muito tempo nas escolas públicas “ Ausência da família na vida de muitas crianças ,adolescentes e jovens.”

Concordo com o texto de vocês (NTE) quando diz que a mídia não ocupa o tempo dos grandes noticiários da imprensa local,com informações educativas de forma tão rápida como fez com esse episódio dos três jovens .Diz a reportagem do jornal O Liberal (domingo 1/11/2009)que “Em menos de um segundo, o buscador aponta mais de 4 mil referências ao vídeo da escola em Belém” o olhar da grande mídia prefere sempre expor as mazelas da escola pública. Infelizmente , os projetos, as grandes ações das Escolas Públicas não dão audiências aos grandes meios de comunicação por isso são colocados pelos mesmos em último plano

Professora Maria Fernandes Rodrigues

( Coordenadora da sala de Informática turno Manhã)